.posts recentes

. When I'm Gone

. Vem fazer de conta

. Love is blind...=D

. Right Here

. Feel Free

. Zoe Jane - Staind

. Vamos falar sobre...Anore...

. A Outra

. Adiamento

. A quest for beauty in a w...

.arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

Em destaque no SAPO Blogs
pub
Sábado, 3 de Maio de 2008

Vamos falar sobre...Anorexia

 

"A anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável pela magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perder peso, ocasionando um emagrecimento relevante. As pessoas anoréticas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras.

 

Esta síndrome é considerada multideterminada por factores biológicos, psicológicos, familiares e culturais. Alguns estudos chamam a atenção que a extrema valorização da magreza e o preconceito com a gordura nas sociedades ocidentais estaria fortemente associada à ocorrência destes quadros.

A preocupação com o peso e a forma corporal leva o adolescente a iniciar uma dieta progressivamente mais selectiva, evitando ao máximo alimentos de alto teor calórico. Aparecem outras estratégias de perda de peso, tais como, exercícios físicos excessivos, vómitos e jejum absoluto. A pessoa continua a sentir-se gorda, apesar de ser extremamente magra, acabando por se tornar numa escrava das calorias e de rituais em relação à comida. Isola-se da família e dos amigos, ficando cada vez mais triste, irritada e ansiosa. Dificilmente a pessoa admite ter problemas e não aceita ajuda de forma alguma.

É fundamental fornecer informações a respeito dos riscos dos regimes rigorosos para obter a silhueta "ideal", pois eles têm um papel decisivo no desencadeamento de transtornos alimentares."

 

De facto, a sociedade em que vivemos, com todos os seus preconceitos sociais, estereotipa uma coisa que não pode nunca ser estereótipada:a Beleza.

 

Eu acredito na beleza de todas as pessoas, muito mais na interior que na física. E sei que a física é inegavelmente importante. Afinal é a primeira com a qual temos contacto e com a qual formamos uma primeira imagem da pessoa, a qual muitas vezes nem corresponde à realidade, e ainda bem que assim o é.

Mas o facto é que toda esta obsesssão pelo corpo que se gerou nestas últimas décadas, tem vindo a degradar a ideia boa ou má que as pessoas têm de si próprias, acarretando consigo todos os problemas de auto-estima, insegurança, medo de se mostrar,etc.

Por isso culpo, acima de tudo, o culto pela beleza e pela futilidade que se instalou. A crueldade das pessoas com pessoas mais gordinhas ou que não se assemelham às modelos  esqueléticas das revistas é indecente e pode ter consequências terríveis no foro psicológico das pessoas, causar doenças como a anorexia e a bulimia e levar mesmo à morte.

A maior conquista de alguém é sentir-se bem consigo mesmo, com o seu corpo, com o que tem. E ninguém  tem o direito de destruir ou abalar isso.

Vamos fazer ouvidos moucos a todos aqueles que falam pelo puro prazer de magoar e ser como mais nos apraz. Só assim conseguiremos ser seguros de nós mesmos.

Para concluir só quero explicar que resolvi falar sobre este assunto porque é algo com que me atormentam há já algum tempo.

Não sabem como é frustrante ter pessoas a dizer constantemente que estás escanzelada e a perguntar se não estás anorética...

Pois bem. Posso afirmar com certezas que NÃO estou.


publicado por Cat às 14:53

link do post | comentar | favorito

.Eu

.pesquisa neste blog

 

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds